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8 motivos que provam que a sua empresa deve ter um app antes de 2018

Qualquer negócio que se preze e que está alinhado com as tendências de consumo tem o seu próprio site ou plataforma web. Estamos conectados o tempo todo e sempre quando vamos comprar ou consumir algo, produto ou serviço, costumamos procurar por informações, a fim de saber melhor preço, localização e outros.

Agora, pense nas últimas vezes que você consultou a internet para se informar melhor sobre algo: foi através do seu desktop ou do seu smartphone? Me arrisco a chutar que foi através do seu celular.

Esse aparelhinho anda com a gente 24 horas por dia e não é à toa, temos um consultor de bolso full time. iOs ou Android, ambos os sistemas oferecem novos recursos todos os dias. Cada um desses smartphones é um sistema complexo de informações necessárias no cotidiano de todo o usuário e é uma ponte para o mundo “externo” ou virtual.

Os aplicativos são fontes de informação e se engana quem pensa que só as grandes empresas se beneficiam disso. Alinhar o seu negócio com o mundo digital abre vários caminhos para conversões em vendas, geração de leads, geração de valor, criação de promotores de marca e entre mil outras vantagens.

Minha empresa deve fazer um app

App mobile versus site responsivo

Se você acha que os dois são a mesma coisa, volte 1 casa. Existe uma diferença enorme entre os dois.

O site responsivo é aquele que tem um layout que se adapta à tela do dispositivo móvel onde, quando comparado à leitura no desktop, as informações se adequam e alteram posição, de forma que você não precisa ficar dando zoom e arrastando a tela de um lado para o outro.

Mesmo com o conteúdo adaptado, o UX não costuma ser das melhores, o que faz com que o usuário muitas vezes desista de navegar pelo site, diminuindo conversões. Falamos sobre as vantagens de se investir em UX aqui.

Os aplicativos são softwares instalados no smartphone que funcionam no sistema operacional que dá acesso às informações de um jeito muito mais simples. Além disso, você consegue mapear com precisão a interação do usuário e assim criar uma conexão maior com ele. Isso se dá à codificação de gestos, funções e ações. Quando tudo isso é usado e analisado corretamente, o seu usuário entende o quão importante é usar um app e adota o seu uso como parte central da experiência. Essa experiência positiva do usuário no aplicativo e maior número de conversões não são as únicas vantagens de se ter o próprio app.

Conheça melhor o seu cliente

Conheça melhor o seu cliente

Os apps te dão acesso à várias informações importantes e rentáveis que talvez você não teria através do seu site. Número de telefone, localização, contatos, perfis em redes sociais e até mesmo informações básicas que podem te ajudar a construir um buyer persona detalhadíssimo que pode te auxiliar a direcionar melhor o que vender e para quem vender.

Com esses dados, o seu departamento de marketing terá um pote de ouro para disparar conteúdos segmentados direto para quem interessa, incentivando a conversão de venda do seu produto ou serviço.

Rankeie melhor o seu site no Google

Rankeie melhor o seu site no Google

Na maioria das vezes, o Google mostra aplicativos nos primeiros resultados quando uma busca é feita pelo celular. Ter uma boa posição nesse ranking é extremamente importante, uma vez que a maioria das pessoas raramente vão além das primeiras páginas de resultados. Assim, o aplicativo torna-se uma bela arma para o seu processo de SEO (Search Engine Optimization), fazendo com que você economize um bom orçamento que seria direcionado para anúncios no maior buscador do mundo.

Experiência integrada com as funções do smartphone

Experiência integrada com as funções do smartphone

Um app é mais rápido e interativo e se alinha com algumas funções dos aparelhos, como notificações, listas de contato, alertas e câmera. E ainda pode ser utilizado offline, fazendo com que você utilize essas vantagens ao seu favor. Notificações, por exemplo, são excelentes para capturar a atenção do seu público na hora certa.

Aumentar a conversão

Conversão

Aqui entram vários fatores como UX e UI. Com um aplicativo a sua taxa de conversão é muito maior e uma boa taxa de conversões pode ser um grande diferencial na receita de um negócio: ela pode ser o que te deixa na frente ou atrás dos seus concorrentes. Assim como a tecnologia avança, as expectativas dos consumidores também, e se você consegue superá-las sua taxa de conversão aumentará rapidamente.

Alcançando mais consumidores

Alcançando mais consumidores

Falamos há pouco tempo sobre micro-momentos e como aproveitar esses minutos de intenção de compra. Se o seu negócio estiver ao alcance do seu consumidor, você vai gerar conveniência, tornando o seu produto ou serviço ainda mais fácil de usar.

Aumentar o engajamento com app

Engajamento

As versões responsivas dos websites são ótimas para exibir conteúdo básico, mas são limitadas. Os apps permitem um canal de comunicação de duas mãos focado e personalizado para cada usuário. Sites geralmente requerem que o usuário seja o primeiro a iniciar o ponto de contato. A plataforma mobile sua empresa consegue ser proativa e atingir um consumidor ou um grupo, iniciando um diálogo. Você também consegue ter um feedback com mais facilidade para descobrir o que pode ser melhorado.

Mostre o seu valor!

Se a versão responsiva do seu site é mal feita para solucionar um problema específico, você deve pensar em aplicativos nativos.

Ao pensar em uma ideia de um app, alinhe a sua receita aos seguintes detalhes: investimento, produtividade e qualidade de vida. Pergunte a si mesmo: “como esse aplicativo vai impactar x (ou xyz) aspectos? Como isso pode mostrar que eu me importo com o meu cliente?“. Se você identificar uma oportunidade, é a hora de lançar o seu app.

Mobile app - Conveniência

Conveniência

As pessoas não querem se esforçar para encontrar uma informação. Uma plataforma mobile permite que o seu consumidor encontre tudo sobre a sua empresa e produtos bem mais rápido.
Ter o seu app no celular dos usuários é um jeito de sempre lembrá-los de que sua marca está lá. Mesmo que a frequência de uso seja baixa, ele ainda vai ver o ícone e lembrar de você. Quem é visto é sempre lembrado, certo?