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12 Ideias para empreender no Ecommerce em 2019

O Ecommerce vai continuar crescendo em 2019. É muito provável, inclusive, que o comércio eletrônico ultrapasse a barreira dos 80 bilhões de reais em vendas no ano que vem. Diante disso, a única dúvida que resta é o que faz mais sentido vender no meio digital e quais as tendências para o ano. Se você está sem ideias, confira neste artigo o panorama do comércio virtual do Brasil e 12 ideias para empreender.

Ecommerce em 2019

Antes de pensar nos produtos, você precisa entender algumas coisas importantes que estão se delineando para 2019. São tendências que todo empresário de Ecommerce deve atentar para manter o negócio alinhado durante o ano, sem ficar para trás diante das novidades.

Mobile Commerce

Uma mudança no comportamento dos consumidores aponta que existe uma tendência forte nas compras via celular. Hoje, mais da metade do tráfego da internet vem do celular. Em 2019, projeções indicam que, ao redor do mundo, as compras por meio do telefone irão sobrepor as via desktop.

No entanto, as pessoas que compram no celular têm hábitos, expectativas e preferências diferentes daqueles que só compram no computador. Além disso, a velocidade do sistema precisa ser bem mais rápida. O brasileiro é desconfiado por natureza, então, quando uma transação demora demais para ser completada, ele fica nervoso e pode até cancelar a compra.

Por isso, você precisa estar preparado para o volume de vendas via celular que você pode ter. Lembre-se que quanto melhor você receber os consumidores na plataforma que eles escolherem, melhor será a resposta deles às suas tentativas de venda.

Não estou falando de aplicativo. Estou falando em sites responsivos (que se adaptam à tela do celular) e até em versões exclusivas do seu site para o celular.

Se não estiver preparado, é provável que vá perder algumas – ou muitas – vendas pelo caminho.

Publicidade Paga mais cara

A publicidade deve ficar um pouco mais cara nas plataformas. Passamos por um ano de 2018 sem grandes ajustes, porém, com o país voltando a crescer, é provável que isso não vá se manter.

Não estou dizendo que os preços estarão exorbitantes. Mas você se preparar para investir um pouco mais do que neste ano em campanhas e ações mesmo dentro de redes sociais como Facebook e Instagram.

Foco em adquirir novos clientes

Para converter mais clientes, você precisará trazer mais pessoas para a sua base. Ou seja, precisa aumentar o seu tráfego e

Isso também é importante para fazer suas ações de publicidade (que estarão mais caras) valerem à pena. Sim, você vai gastar mais com novos clientes, mas também pode aumentar seu número de vendas e faturamento com novos clientes.

Este foco pode mudar sua estratégia de produtos. Talvez seja positivo trazer novos produtos para o seu portfólio ou, ainda, que encontre o seu produto-estrela (aquele que todo mundo e traz muito caixa para o seu negócio). Este é um modo de fazer novas pessoas comprarem e começarem a confiar em você.

 

Múltiplos pontos de contato

Diversificar os pontos de contato com o seu cliente vai amplificar a sua captura e relacionamento com leads. Para isso, você vai precisar captar números de Whatsapp, emails para Email Marketing, leads de Browser e bots para mensagens instantâneas nas suas páginas.

Aumentar os seus pontos de contato é essencial para facilitar o acesso do seu contato à você/seus atendentes e também para manter-se presente o tempo todo. Sabe aquela máxima de “quem não é visto, não é lembrado”?

Então foque em ser visto!

Os setores que mais faturam no Ecommerce

Confira o top 10 de faturamento no Ecommerce nacional. Os dados são do Webshoppers:

  1. Telefonia e Celulares (18,9% do faturamento total do mercado)
  2. Eletrodomésticos (17,9% do faturamento total do mercado)
  3. Eletrônicos (11,2% do faturamento total do mercado)
  4. Informática (9,8% do faturamento total do mercado)
  5. Casa e Decoração (9,5% do faturamento total do mercado)
  6. Saúde, Cosméticos e Perfumaria(6,2% do faturamento total do mercado)
  7. Moda e Acessórios (6,0% do faturamento total do mercado)
  8. Esporte e Lazer (4,2% do faturamento total do mercado)
  9. Acessórios Automotivos (2,4% do faturamento total do mercado)
  10. Livros, Assinaturas e Apostilas (2,3% do faturamento total do mercado)

Visualizando a lista, é fácil perceber que os 3 primeiros mercados (telefone, eletrodomésticos e eletrônicos) são os mais difíceis para o pequeno empreendedor começar. Isso por diversas razões, entre elas:

  • a concorrência com grandes lojas (como Pontofrio, Submarino etc),
  • montar um estoque nesses segmentos custara caro,
  • dificuldade de conseguir melhores preços, mais baixos que os dos concorrentes

Por outro lado, os outros 7 mercados trazem consigo um monte de boas oportunidades para pequenos e médios negócios.

Além desses, o mercado de produtos usados têm crescido muito e é provavelmente uma das maiores oportunidades no meio digital. Isso porque é muito mais barata e tem uma busca grande na internet.

Segmentos que mais crescem

Além de eletrônicos, setor que aumentou o faturamento em 30% nos últimos 12 meses, três categorias se destacam das demais pelo crescimento acelerado.

O faturamento de Saúde, Cosméticos e Perfumaria cresceu 45%, enquanto o volume de vendas subiu 33%. Esse setor é o que tem mais pedidos de todo o Ecommerce brasileiro. Hoje, ele representa 15% de todas as vendas registradas no país

Esporte e Lazer também demonstrou um importante crescimento, com aumento de 35% no volume de pedidos. A maior parte deles é relacionada a suplementos e camisetas de times de futebol. O segmento Casa e Decoração aumentou seu faturamento em 29%, com 11% a mais no volume de vendas.

12 Ideias para empreender

Veja 12  ideias de micro nichos ou segmentos que você pode explorar dentro desses mercados. Escolha a que você melhor se identifica e comece a planejar seu negócio:

1 – Sapatos Artesanais Femininos

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: por serem artesanais, seus produtos serão exclusivos, fazendo com que os modelos oferecidos por você sejam encontrados somente através da sua marca. Isso é um diferencial e tanto.

Outra grande vantagem de trabalhar com calçados artesanais é que você estará entregando mais valor às suas clientes, então pode cobrar um preço maior por isso.

Desvantagens: se você não possui experiência com fabricação artesanal de calçados, vai precisar desembolsar um bom dinheiro pra contratar pessoas que façam isso pra você.

Também existe a opção de fazer uma sociedade com alguém que já produza esses calçados e ainda não venda na internet, por exemplo. Empreender é, muitas vezes, uma questão de criatividade, de enxergar oportunidades.

O mercado de moda e acessórios é um dos mais bem-sucedidos do Ecommerce há muito tempo. Apesar de bem concorrido, diversos nichos (como o que estou sugerindo aqui) ainda são pouco explorados.

Se você se interessou pela ideia, é legal dar uma olhada nesse artigo aqui, onde falamos sobre a história das irmãs Perea, que já estão até exportando os seus calçados femininos artesanais.

 

2 – Produtos Naturais

Mercado: Saúde/Cosméticos/Perfumaria

Vantagens: mercado crescente, facilidade em encontrar fornecedores e boas possibilidades na hora de se criar diferenciais.

Desvantagens: perecibilidade dos produtos.

Quando falamos em produtos naturais, podemos pensar tanto no mercado de alimentação quanto no mercado de cosméticos, saúde e perfumaria.

Pouca gente sabe, mas, além da comida orgânica, existem maquiagens, cremes, vitaminas e diversos outros produtos naturais que podem ser trabalhados no Ecommerce.

Além disso, as pessoas buscam cada vez mais, por um dia a dia mais saudável, livre de produtos industrializados. Para se ter uma ideia, a palavra-chave “produtos naturais” já possui uma média superior a 12 mil buscas mensais no Google.

 

3 – Camisetas Personalizadas: Filmes e Séries

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: recorrência, exclusividade e baixo custo inicial.

Desvantagens: apesar de ser um mercado que vende muito, ele também é bastante concorrido. Não é à toa que já existam tantas ofertas de camisetas personalizadas na internet.

Gostou da ideia e quer empreender com uma loja mais ou menos nesse estilo? Invista pesado em diferenciais, estude muito a sua persona e procure trabalhar com estratégias de fidelização do público.

Existem dois motivos pelos quais as pessoas vão comprar o seu produto: desejo e/ou necessidade. A grande sacada do mercado da moda é que ele mistura esses dois fatores.

Uma pessoa não compra uma camiseta só porque precisa andar vestida pela rua.  As pessoas não vestem roupas, elas vestem uma ideia que têm de si mesmas e que gostariam de transmitir para o restante do mundo.

4 – Artesanato (decoração de ambientes)

Mercado: Casa e Decoração

Vantagens: assim como nos casos dos sapatos, produtos artesanais de decoração vão proporcionar exclusividade, um dos maiores diferenciais que o seu Ecommerce pode ter no mercado.

Desvantagens: caímos na mesma questão dos sapatos: é preciso ter experiência na produção desses itens ou investir em aparelhos e funcionários que cuidem dessa parte pra você.

Se você visitar o artigo sobre os 10 maiores mercados do Ecommerce brasileiro, vai perceber que o mercado de Casa e Decoração é um dos segmentos que mais crescem no país.

Isso tem uma explicação bem simples: a casa de uma pessoa é onde ela passa grande parte do seu tempo, seus fins de semana, é onde ela organiza jantares para os amigos. Todos nós queremos ter um lar com a nossa cara e bem decorado.

Sendo assim, os produtos desse mercado, desde que sejam originais e criativos, tendem a ter boa saída.

Termos como “quadros para decoração” e “posters” têm, respectivamente, 1,3 mil e 12,1 mil buscas mensais no Google.

5 – Moda Praia Feminina

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: possibilidades de exclusividade e estoque relativamente barato.

Desvantagens: concorrência forte.

Você já deve ter notado que o segmento de moda está muito presente na lista de hoje, certo? Isso não é à toa. Esse mercado realmente vende bem e está cheio de micro nichos.

No caso da moda praia feminina, seu negócio tem mais chances de dar certo caso você foque em um determinado micro nicho, como modelos para crianças ou mulheres com um pouco mais de idade, por exemplo.

6 – Acessórios para ciclismo/triatlo

Mercado: Esporte e Lazer

Vantagens: os amantes desse mercado geralmente não economizam na hora de investir em bons equipamentos para suas pedaladas diárias. Além disso, trabalhando com um segmento tão rico você terá ampla abertura para criar conteúdos relevantes e tornar-se uma autoridade do mercado.

Desvantagens: poucas possibilidades de exclusividade, além de possível custo inicial mais alto.

Com uma fatia de 4,2% do faturamento total do mercado, Esporte e Lazer geralmente vende produtos ligados aos hobbies das pessoas.  Isso é bastante interessante, já que torna a compra mais impulsiva, movida pela paixão.

Se você já é um ciclista ou praticante de algum outro esporte semelhante, certamente vai sair na frente, já que entende relativamente bem as dores e anseios da sua persona antes mesmo de fazer qualquer pesquisa.

7 – Roupas Sociais Masculinas

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: recorrência e forte tendência de crescimento para os próximos anos.

Desvantagens: grande concorrência.

Mesmo com mercados como o de eletrodomésticos sendo responsáveis por quase um quinto do faturamento do ecommerce brasileiro, poucos micro nichos são tão rentáveis quanto o da moda masculina.

Segundo estudo realizado pela Ibis World, entre 2010 e 2016 essa área cresceu nada menos que 17,4% (no mundo). Nos próximos 4 anos ela deve crescer 2 dígitos novamente.

8 – Móveis Planejados

Mercado: Casa e Decoração

Vantagens: exclusividade e boas margens de lucro.

Desvantagens: maior custo inicial, logística mais complicada e forte necessidade de alguma experiência no mercado.

Mais uma ideia que explora o mercado de Casa e Decoração, os móveis planejados são produtos exclusivos, também feitos artesanalmente.

Por outro lado, não é uma proposta tão fácil de ser colocada em prática. É certamente uma ideia para quem já conhece o mercado e trabalha com ele há algum tempo.

9 – Autopeças

Mercado: Acessórios Automotivos

Vantagens: crescimento gigante, alta demanda, além de possível baixo custo inicial.

Desvantagens: conhecimento técnico (sobre os produtos) obrigatório. Você dificilmente conseguirá ser competitivo caso não conheça muito sobre automóveis e autopeças.

Se você achou essa uma ideia interessante, o ideal é que estude bastante para encontrar um micro nicho no meio disso tudo. Você pode trabalhar, por exemplo, com peças para carros de luxo, motos, peças raras, carros populares… É preciso parar e analisar o que está faltando no mercado.

10 – Óculos Artesanais

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: exclusividade, maiores margens de lucro.

Desvantagens: maior custo inicial.

Se você reparar bem, vai perceber que o mercado está indo em direção ao exclusivo, ao customizado. É claro que as pessoas ainda compram roupas e acessórios produzidos em massa, mas a tendência é que determinados produtos se tornem cada vez mais personalizados e únicos.

Apostar em óculos artesanais, apesar da maior dificuldade na produção, é uma boa ideia do ponto de vista da exclusividade e das margens de lucro: as pessoas estão dispostas a pagar mais porque enxergam valor no que você está oferecendo.

11 – Lingerie

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: alta demanda, alta recorrência, boas possibilidades de fidelização, exclusividade e baixo custo inicial.

Desvantagens: forte concorrência.

Mais uma das ideias para empreender no Ecommerce que vem do mercado de Moda e Acessórios, as lingeries, assim como todo segmento que vende muito, também estão em um mercado bastante competitivo.

Apesar de toda a concorrência, é possível encontrar possibilidades de micro nichos como a moda plus size, por exemplo.

Além disso, o legal é que você se esforce para encontrar fornecedores diferentes, com modelos e estampas diferenciadas… Essa é a única forma de conseguir entrar no mercado sem vender “mais do mesmo”.

12 – Mochilas

Mercado: Moda e Acessórios

Vantagens: exclusividade e boas margens de lucro.

Desvantagens: possíveis dificuldades de produção.

Quando eu falo em vender mochilas, estou falando de mochilas personalizadas, e não aquelas normais, que encontramos em qualquer loja do centro da cidade.

É claro, de novo caímos na questão das dificuldades de produção.

Por outro lado, se você tem algum dinheiro para investir no negócio, vale a pena ousar um pouco mais e contratar (ou terceirizar) alguns poucos funcionários para produzirem (ou mesmo encontrar parceiros que já façam isso sem distribuir na internet).

Superada essa dificuldade inicial, você vai ter a possibilidade de oferecer produtos exclusivos para clientes que estão acostumados a pagar mais, desde que o acabamento do produto tenha mais qualidade.

Minha recomendação, novamente, é a respeito da persona. Existem diferentes públicos que precisam de mochilas. O seu produto é para executivos? Estudantes? Turistas? Uma mistura de tudo isso? Pense bem nas respostas para estas perguntas, elas farão toda a diferença lá na frente.

 

COMO COMEÇAR SEU NEGÓCIO

Talvez essa seja a pergunta que não quer calar. Acredito que após a leitura desse artigo, você tenha algumas ideias para começar a vender, certo? Mas este é só o começo…

É preciso de um ótimo planejamento, estruturação e logística para fazer um negócio dar realmente certo. Esses são pontos cruciais para manter qualquer empresa. Porém, o processo para encontrar “a fórmula do sucesso” pode te tomar muito tempo e dinheiro.

Se você quer ir além, em muito menos tempo e com pouco investimento, o Treinamento Ecommerce do Zero é a oportunidade que faltava para alavancar o seu negócio e/ou construí-lo do zero,  sem nenhum risco.

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